sexta-feira, 27 de julho de 2012

Uma das partes mais importantes desse processo é o exame de proficiência. Com certeza foi o fator que mais eliminou candidatos do edital do Reino Unido. Hoje eu vou falar um pouco sobre o exame de proficiência que eu fiz: IELTS (International English Language Testing System). Esse exame é aplicado pelo British Council em diferentes cidades do Brasil (a lista de cidades e datas vocês encontram AQUI). A validade do exame é de 2 anos e ele custa R$440,00 ouch!. Esse é o exame mais bem aceito pelas universidades do Reino Unido (e também em outros como a Austrália).

O primeiro passo é o agendamento da prova que é feito online. O agendamento é bem tranquilo e o British Council oferece toda a assistência. As atendentes de lá são super atenciosas e respondem todas as dúvidas tanto através do e-mail (exames.sp@britishcouncil.org.br) quanto através do telefone (11 2126 7500).

Essa prova, na verdade, não mede conhecimentos gramaticais da língua inglesa e sim a sua habilidade de compreender, interpretar e responder dentro do tempo da prova (que é bem apertado). A prova é dividida em 4 partes: Speaking, Listening, Reading e Writing. O modelo de prova é bem parecido com o da Cultura Inglesa. O grande problema do IELTS é o tempo...

Por causa dos prazos apertados e das provas faculdade não tive tempo para me preparar para a prova. Mas baixei bastante material (coloquei alguns links legais pra baixar material pro IELTS ali no LINKS ÚTEIS e também fiz o upload de tudo que eu tinha aqui do IELTS pra vocês baixarem AQUI ou então o torrent AQUI). Os livros de Cambridge são bem legais pra estudar, eles explicam como é a prova e o que é avaliado em cada parte. Além disso no livro tem 4 provas completas do IELTS como exemplo (incluindo o áudio pro Listening), os gabaritos dessas provas, exemplos de redações e um modelo da folha de resposta. Eu acho esses livros um excelente guia de estudos.

Não vou ficar falando como é cada parte da prova, porque isso tem explicado no livro. Vou dar algumas dicas que eu acho que vão fazer a diferença ou que eu gostaria de ter recebido

Speaking: Mantenha a calma e tente passar segurança no que você está falando. Tente conectar suas frases e ideias usando conjunções e preposições. Não repita muito a mesma palavra, se você tem mania de falar determinada palavra, busque sinônimos. Treine muito, seja pensando em inglês ou falando sozinho ou combine com um amigo de passar o dia inteiro falando em inglês! Quando tiver treinando, busque palavras diferentes das que você está acostumado, um dicionário inglês-inglês pode ajudar muito. Se você não entender a pergunta que a examinadora te fizer peça para que ela repita, melhor perguntar do que responder coisa errada. Se a examinadora te perguntar sobre alguma situação que você nunca viveu invente ou conte a história de um amigo seu, não tem o que ser avaliado numa frase do tipo “that’s never happend to me”. E não se preocupe em falar com sotaque britânico, não faz diferença!

Listening: Para se preparar para o listening a melhor dica é uma coisa que eu tenho feito muito ultimamente: assistir séries/filmes em inglês e SEM LEGENDA. A legenda, mesmo que em inglês, acaba tirando nossa atenção do áudio. É muito mais cômodo ler as palavras que estão passando na sua frente do que forçar cérebro a entender um idioma que ele não está acostumado. No começo pode parecer muito difícil e você pode não entender nada. Mas acreditem em mim, depois de algum tempo vai ficando mais fácil. As vezes quando assisto muita série em inglês e troco pra alguma coisa em português demoro um pouco pra entender o português de novo! rs Outra dica essencial é a CONCENTRAÇÃO. Não adianta, a gravação vai tocar somente uma vez, qualquer momento de distração vai te fazer perder respostas. Nesse SITE tem algumas opções de séries inglesas, bem legais pra se acostumar com o sotaque britânico.

Reading: A dica que eu mais leio sobre o reading é que não é pra ler o texto todo e sim ler as perguntas e fazer uma leitura dinâmica do texto. Pra mim isso não funcionou, sou muito ansiosa, talvez se eu tivesse treinado mais... Mas a minha dica é ler as perguntas antes e enquanto ler o texto ir sublinhando e circulando nomes próprios, datas, itens de uma lista. E lembre-se que você vai ter 60 minutos para fazer a prova, teoricamente 20 minutos para cada texto (são 3). Mas a dificuldade dos textos vai aumentando então quaisquer minutinhos que você ganhar no primeiro texto (teoricamente o mais fácil) vai te ajudar nos outros dois.

Writing: Pra mim essa foi a pior parte de todas! Me formei pela Cultura Inglesa em 2008 e de lá pra cá não estudei nada de inglês e, pior do que isso, desde do vestibular que eu não escrevia uma redação nem em português. #vergonha #engenhariafeelings. Na véspera da prova fui tentar fazer umas redações pra treinar, mas eu levava uma hora pra fazer a task 1 (que é pra ser feita em 20 minutos). Sentiram o drama né? Então a dica que eu vou dar aqui é FAÇAM MUITAS REDAÇÕES! Façam, refaçam, marquem o tempo... Ah! Na task 1 você vai ter que descrever um gráfico e como esse não é um tipo de texto muito comum é bom dar uma olhada em vocabulário específico (tem alguns arquivos com esse tipo de vocabulário naquele material que eu coloquei pra download AQUI ou AQUI pro torrent). Além disso, quando a gente treina com provas antigas, o período mostrado no gráfico é um período passado (por exemplo: 1990 até 2001) mas é bom treinar também com um período passando pelo presente e fazendo uma extrapolação para o futuro (2000 até 2020, por exemplo). Preste atenção nos tempos verbais!!

O resultado do teste sai online 13 dias corridos após a prova e 20 dias corridos chega pelos correios o resultado oficial. As notas vão de 0 a 9 e sempre variam de 0,5 em 0,5 (ocorre arredondamento).

Meu resultado: Overall (média total): 7; Speaking: 8; Listening: 7; Reading: 7,5; Writing: 6.
Pelo que eu não estudei até que foi um resultado bom, mas não posso dizer que fiquei feliz, devia ter me preparado mais. Mas com essas notas eu consegui cumprir o exigido para engenharia pela maioria das universidades (cursos como Direito e Medicina podem ter exigências maiores). O importante é que você tenha pelo menos 5.5 em cada componente da prova pra tirar o visto e eles são bastante intransigentes quanto a isso (Dilminha reclamou disso nessa última visita a Londres – reportagem AQUI).

Então é isso gente. Aproveitem as férias/greve pra estudar inglês porque, como eu disse acima, a nota do teste de proficiência é o que mais elimina! A Capes já anunciou que na próxima segunda-feira (dia 30/07) vai lançar editais de graduação sanduíche com 4.280 vagas para 9 países incluindo Espanha e Portugal (com 800 vagas cada), Austrália (700 vagas), Canadá, Estados Unidos e Reino Unido (com 500 vagas cada), Alemanha (300 vagas), Holanda (100 vagas) e Coreia do Sul (80 vagas). Essa é a hora de estudar gente!

Tem um post já agendado pra entrar essa semana sobre o processo seletivo e o UUK, mas qualquer dúvida que vocês tiverem podem deixar um comentário ou mandar pro meu e-mail (cerejacamila@gmail.com), estou preparando um FAQ pra colocar aqui!

Beijos e bom estudos. =)

25 comentários:

Erica Zambrano disse...

"desde do vestibular que eu não escrevia uma redação nem em português. #vergonha #engenhariafeelings."

MY SENTIMENTS EXACTLY. HAHAHAHA

legal vc ter postado sobre o ielts, que eh mais raro que o toefl de achar gente por ai fazendo! :)

bjosss e god save the queen!

Thales Henrique disse...

legal o post pq tô estudando para o IELTS para tentar ir pro UK. mto legal o blog e espero que vc escreva sempre!

Dani Rosa disse...

Você conhece alguem de arquitetura tentando ir pro UK?

Camila Cereja disse...

Oi Dani!
Não conheço pessoalmente, mas sei de algumas pessoas de arquitetura indo pro UK sim! O UK aceitou bastante gente da indústria criativa... Se vc tem interesse em se inscrever pro programa, novas chamadas estão para ser abertas hoje! Já vai preparando um portfólio! =)
Beijos

Tiago Bodê disse...

Nossa, que coincidência! Eu estava olhando uns detalhes do IELTS e achei este post. Eu também estou na Universidade de Birmgingham, ganhei uma bolsa de estudos no Instituto de Biociências mas por outro programa que se chama IAESTE. Tenho contato com muitas universidades aqui no Reino Unido e se alguém precisa de ajuda pode contar comigo também! Grande abraço! Cheers

Tiago Bodê disse...

Birmingham*

s2 disse...

Camila... me tire uma dúvida... vc recebeu o resultado do IELTS online que horas? pq eu tou querendo fazer a prova no dia 15 de setembro e o prazo máximo de entrega do resultado para o csf é dia 28 de setembro... tou com medo de não dar tempo

Camila Cereja disse...

Oi "s2" rs
Então... meu resultado online saiu as 9 horas da manhã! Mas teve um vez que só saiu as 5h da tarde, pode acontecer...
Mas o padrão deles é que saia pela manhã.
É bem arriscado isso hein? Até pq o resultado que a gnt tem que mandar pro CsF é o oficial, que só vai ser postado nos correios depois do resultado online sair. O resultado online vem escrito algo como "Esse resultado não é oficial e pode conter erros"
Vc tá querendo tentar pra começar em Janeiro mesmo? Não considerou tentar pra Setembro?
Assim, é bem provável que essas datas possam ser adiadas e o prazo aumento.
Se eu fosse vc, depois de fazer a prova e se o CsF adiar esses prazos, eu ligaria pro British Council e pediria pra eles enviarem o resultado via sedex, pra chegar mais rápido.
E se não der tempo, ou se não aceitarem seu resultado online vc tenta pra setembro/13.
Não sei se me fiz entender. Qlqr coisa me manda um e-mail que eu explico direitinho (cerejacamila@gmail.com)! Bjs

s2 disse...

Oi Camila... o ciencia sem fronteiras disse no face que poderia tirar um print do resultado online e salvar em formato pdf e anexar para eles... Eu quero tentar para Janeiro mesmo... se o resultado não sair eu me inscrevo para a segunda chamada no final do ano... também estou tentando ir para o Reino Unido... Estou adorando seu blog... Espero que voce continue postando tudo que der... pois está me ajudando muito. bjoss

Camila Cereja disse...

Faz isso sim! Vou torcer pra dar td certo!
Mas não confie mt no pessoal do facebook do CsF não viu? Na minha chamada eles passaram muitas informações erradas...
Pode deixar que vou continuar escrevendo sim! Nos vemos no UK em janeiro então!
Beijos

s2 disse...

camila... o resultado oficial do IELTS chegou em sua casa em quanto tempo? vc pediu para enviarem por sedex?

Camila Cereja disse...

Chegou uma semana depois do resultado online e eu não pedi sedex não! Vc Ta com problema com os prazos?

s2 disse...

Tou sim... pq a inscrição no site do uuk vai até dia 1 de outubro e meu resultado online só sai dia 28! liguei para lá e eles disseram que por sedex chegaria na minha casa dia primeiro... muito em cima né? deveria poder mandar o online tbem...

ABEL disse...

Bah.. muito legal seu blog! Quero pro UK tbm e estou no 8 semestre de eng. Mecanica. Fiz o ielts, tirei 7(overall). Agora estou esperando o resultado das inscricoes

Carolina Araujo disse...

Ei!!Muito legal o blog!!To adorando!!
mas deixa eu te perguntar uma coisa!Quando você fez o ielts você fez o acadêmico ou o geral?
Bjs

Clovis Fritzen disse...

Cara seu texto deste post está MUITO BOM !!! Muito obrigado pela ajuda! Só uma dúvida (a mesma da Carolina): você fez o General ou o Academic?

Marcelo Augusto disse...

Hi Camila, how are you doing? Are you still in the UK?

Seu blog me ajudou muito viu! Estou me preparando para prestar o IELTS e o Cambridge FCE. Gosto muito do idioma e tenho uma queda pelo british accent. I think I can get there!

Prendendo em um futuro não muito longíquo passar uma temporada na terra da rainha, talvez para fazer meu Master.

Você está gostando? Os ingleses são mesmo frios e dificil de fazer amizades?

You're a lucky girl, but you deserve it!

Camila Hadelk disse...

Muitooooo Obrigada mesmo!!!
Você salvou o meus nervos, pois estava desesperada, pois não sabia o que estudar e tenho pouquíssimo tempo, pois minha prove é daqui uns 15 dias e ainda estou sobrecarregada com o final do semestre da faculdade.

Again -> THANK YOU SO MUCH :D

Jessica Fortunato disse...

adorei seu post, sem dúvidas vou seguir suas dicas. estou morrendo de medo de fazer o IELTS mas não tenho escolha, mto obrigada pelo seu post com certeza vai me ajudar bastante essas dicas

;)

Dayane disse...

Muito bem, vou me preparar!

Luma Borges disse...

Camila, onde consigo provas anteriores do Ielts?

Luan Vieira disse...

Olá Camila, deixa eu te perguntar.
Eu quero tentar o CSF para UK, você sabe se tem boas faculdades de Odontologia aí?
Sobre o inglês, você fez curso? Eu fiquei sabendo que se você enquadrar no perfil, mas não tiver uma boa colocação no Toefl ou Ielts, a capes dá uma bolsa de estudo de inglês por 6 meses no país, é verdade?
Muito Obrigado!

Inês disse...

Obrigada pelas informações! 2016 e sua postagem continua bombando! Xoxo

Inês disse...

Obrigada pelas informações! 2016 e sua postagem continua bombando! Xoxo

Priya disse...

This is a very interesting web page and I have enjoyed reading many of the articles and posts contained on the website, keep up the good work and hope to read some more interesting content in the future.
IELTS Coaching in Chennai

About Me

Minha foto
Camila Cereja
Friburguense de 21 anos, cursando 7º período de Engenharia Mecânica, da UERJ (IPRJ) para University of Birmingham.
Visualizar meu perfil completo

Pageviews

Tecnologia do Blogger.