terça-feira, 7 de agosto de 2012

Depois de passar pela seleção do Ciência sem Fronteiras, as chances de você realmente conseguir sua bolsa é grande (me arrisco a dizer que já pode até deixar a mãe espalhar pras vizinhas! rs). E finalmente vai ser hora de você passar pela última fase do processo seletivo: a inscrição no UCAS.


Segundo o site www.educationuk.org, “O Universities and Colleges Admissions Service (UCAS) é um processo centralizado que intermedia o processo de inscrição do aluno em cursos de graduação em instituições do Reino Unido.”

Na prática o UCAS é um site, no qual o aluno faz um registro e preenche um formulário com informações que vão ser repassadas pras universidades do Reino Unido. O cadastro é feito nesse site AQUI e por mais que possa parecer meio chatinho, o UUK dá uma direcionada, eles inclusive disponibilizaram um arquivo com o passo a passo pra auxiliar a gente. Vocês podem baixar esse arquivo AQUI mas lembrem-se que esse foi disponibilizado pra nossa chamada (106/2011) e apesar de eu achar que não vai mudar muita coisa é sempre bom verificar se tem o arquivo atualizado para a sua chamada.

O importante é se certificar de que, nessa fase você já tenha os seguintes documentos:

  • Passaporte válido: vai ser usado no preenchimento do formulário. Se você ainda não tem passaporte nesse link AQUI tem uma ótima guia que o Jarbas, outro CsF escreveu.
  • Histórico escolar traduzido: a tradução não precisa ser juramentada basta que tenha os dados do tradutor e um carimbo/assinatura de alguém responsável na sua universidade. Teoricamente não podemos traduzir o nosso próprio histórico, mas muita gente traduziu mesmo assim e pediu pra alguém assinar como tradutor. Até agora ninguém teve problema com isso. Como a UERJ não assina nenhum documento em outra língua a gente preferiu não arriscar e fazer uma tradução juramentada. A única tradutora juramentada de Friburgo não podia realizar traduções no momento, então enviamos nosso histórico pro Rio via sedex para o Rubens E. S. Estrealla (estrellar@globo.com). Paguei, com o sedex, R$250,00 por duas páginas e ficou pronto rapidinho, em três dias. É caro sim, mas é um documento oficial e como vamos ter que usá-lo no visto, acho que valeu a pena.
  • Resultado do IELTS/Toefl: resultado oficial tá? Aquele que chega pelos correios.

Além disso você vai precisar enviar um Personal Statement (PS), que é uma redação contando um pouco sobre você. Lá no UK não existe uma prova, como o nosso vestibular, para entrar na faculdade. O que eles olham é o desempenho na escola, as atividades extra-curriculares, trabalhos voluntários.  Então esse é o momento de você “vender seu peixe” mesmo. Tente mostrar porque e como você se encaixa no curso ao qual você está tentando uma vaga, quais suas habilidades e qual é seu diferencial. Nesse site AQUI tem uma breve explicação sobre o PS e algumas dicas do próprio UCAS bem interessantes. Já nesse site AQUI além das dicas, tem exemplos de PS divididos por curso e em algumas redações tem também quais universidades ofereceram uma vaga para o aluno que escreveu o PS. É bem legal! Minha dica aqui é já começar a preparar o seu PS de o quanto antes! Não é uma redação fácil de se fazer e é bom pedir pra outras pessoas lerem, opinarem, corrigirem. Eu deixei pra fazer o meu em cima da hora e não tive tempo de pedir ninguém para corrigir. #triste 

Para finalizar sua inscrição no UCAS você vai ter que escolher 3 universidades e submetê-las em ordem de preferência. O UUK sempre vai tentar alocar os alunos nessas 3 escolhas mas nem sempre isso vai ser possível. Por isso é muito importante ter muito cuidado na hora de escolher as universidades. Alguns pontos importantes na hora de fazer suas escolhas:

  • Cursos oferecidos para os alunos do CsF: Nem todos os cursos da Universidade vão ser oferecidos pra gente. Então verifique no Course Finder quais universidades estão oferecendo o seu curso ou um curso parecido. Você não precisa escolher o mesmo curso que você cursa no Brasil desde que o curso escolhido tenha alguma relação com o seu.
  • Posição nos rankings: No QS World você encontra o ranking mundial das universidades. No The CompleteGuide e no Guardian tem os rankings gerais do UK e tem também os rankings por curso. Nesses últimos dois sites também tem informações como satisfação dos estudantes e carreira depois de 6 meses.
  • Opinião dos alunos: O The StudentRoom é um fórum de alunos e ex-alunos de universidades britânicas. Tem informações bem legais divididas por universidade, vale a pena dar uma olhada. No WhatUni também tem bastante coisa.
  • Cidade: Vale a pena pesquisar sobre a cidade na qual a universidade está localizada. Fatores como o clima e o custo de vida podem ser bem diferentes entre as cidades (e países) do Reino Unido. Nesse site AQUI é possível comparar o custo de vida entre cidades diferentes levando em consideração alimentação, moradia, entreterimento. Já no site BBC Weather tem informações sobre o clima.
  • Nota do IELTS exigida: Certifique-se que você tem a nota exigida pela universidade. Se for uma universidade que você queira muito e sua nota for um pouquinho menor, tente mesmo assim. O Marcelo não tinha a nota exigida pra University of Birmingham e passou!
  • Vagas: Verifique o número de vagas que a universidade está oferecendo para os alunos do CsF. Minha dica é que você escolha pelo menos uma universidade que você goste e que tenha uma quantidade maior de vagas. Assim você tenta garantir que você vai pra uma das universidades que você escolheu e não vai ser alocado aleatoriamente, o que pode ser bem frustrante. O número de vagas oferecido pelas universidades para setembro/2012 pode ser encontrado AQUI
Desculpa pelo post enorme, ufa! Mas finalmente terminamos a parte do processo seletivo e depois disso é só alegria ou quase. hahaha No próximo post vou falar das minhas escolhas de universidade e do Terms of Placement.

Beijos ;)


16 comentários:

Erica Zambrano disse...

geeeente mas ta um capricho isso tudo!
arrasou!

s2 disse...

Oi Camila... mais uma dúvida ( estou cheia delas kkk) hje abriu a lista das universidades e eles disseram que vai até dia 1 de outubro as inscrições... mas o resultado da homologação do csf ainda não vai ter saido nessa data... o pessoal tá meio perdido, sem saber se é pra se inscrever ou esperar alguma orientação do csf... eu sei que na retificação do edital, eles tiraram a parte que dizia que tinhamos que nos inscrever no uuk até dia 1 de outubro. Outra coisa, precisamos da tradução do historico já para agora? sem nem sabermos se seremos homologados ou não? Eu sei que te enchi de perguntas kkkk se não souber responder não tem problema, qqer ajuda é bem-vinda

Camila Cereja disse...

Então, eu tô achando isso td mt esquisito, viu? Sinceramente o que deve ter acontecido é (mais) uma falta de comunicação entre o uuk e a capes/cnpq!
Não faz mt sentido na minha cabeça se inscrever no UCAS sem ter passado pela seleção do programa CsF. Vocês chegaram a receber algum e-mail do International Unit ou do Ciência sem Fronteiras?
E sobre a tradução do histório você vai ter que mandar quando submeter sua inscrição ao UCAS, então já é pra agora sim!

Ingrid Peter disse...

Tenho uma dúvida: se eu não for alocada entre as 3 universidades que escolhi, ainda assim, eles tentaram me colocar em outra universidade? ou se eu não for alocada dentre as 3, nao serei mais?
outra coisa: oq vc considerou ai a nota um pouquinho menor? a diferença entre overall 6.0 e 6.5 seria considerada mto grande?
obrigada pelas informações! =)

s2 disse...

Não Camila... não recebemos nenhum e-mail ainda! Algumas pessoas vão se inscrever, eu tou sem saber o que fazer =/

Camila Cereja disse...

Ingrid,
Se vc não for alocada em nenhuma das 3 universidades eles certamente vão te alocar em alguma outra sim!
Então, esse "nota um pouquinho menor" é bem relativo né? rs Meu amigo tinha um 6.0/5.5 e passou pra uma universidade que pedia 6.0/6.0.
Mas se for uma universidade que vc quer muito e ela oferecer uma quantidade razoável de vagas, mesmo com a diferença de 0.5 no overall eu acho que vc deve tentar! E arrebenta no seu Personal Statement! Mas claro que vc deve colocar pelo menos uma opção "segura", aquela que vc tem a nota pedida e que ofereça uma boa quantidade de vagas, só pra vc não correr o risco de cair em uma universidade que não escolheu!

s2,
Se eu puder te dar um conselho: não faça nada agora! Espera algum e-mail com as orientações ou tenta mandar um e-mail para o CsF ou pro International Unit (sciencewithoutborders@international.ac.uk) perguntando! O pessoal do IU é bem educado!

Ingrid Peter disse...

obrigada pelas dicas!
to pesquisando as coisas pra começar a organizar o Personal Statement, pra não ficar em cima da hora como tu comentasse..
tô adorando seu blog! tem muitas informações úteis e bem explicadas!
tenho uma outra dúvida: pra saber se meu curso é oferecido pela universidade é só pelo filter ou se quando clicar no link que descrimina a faculdade conveniada (sem ser o da propria universidade) tiver o curso escrito lá também vale?

e faço engenharia mecânica também!! xD
tomara que a gente se cruze pelo UK! ahuahauahu ;)

Camila Cereja disse...

Ingrid,

De nada! Que bom que estou ajudando!
Então, pra saber se seu curso é oferecido pela universidade só pelo filter do course finder mesmo. Aqueles cursos que aparecem na página da universidade são os cursos "fortes" da universidade, que fizeram ela ser escolhida pra ser conveniada com o CsF. Entendeu? Mas não necessariamente todos eles vão ser oferecidos pros alunos do CsF...

Ah que legal que faz engenharia mec tmb! Já sabe mais ou menos quais universidades vai escolher?
Vamos nos encontrar no UK sim!!!

Boa sorte =)

Unknown disse...

Oii Camila :) Tudo bom?
achei seu blog e tenho que dizer, tá me ajudando muito!
Estou justamente nessa etapa de inscrição... tenho uma dúvida que acho que vc pode responder!
A minha universidade também não aceita carimbar documentos em outra língua, é a UNESP.
Eu peguei a juramentada hoje... mas então. Vc precisou carimbar a tradução juramentada lá na UERJ também? pq aqui eles me falaram que não precisava, mas fiquei com medo da UKK (UCAS) não aceitar sem carimbo, mesmo juramentada! :(
O que não faz sentido, por ser juramentada... mas dá um medinho! huauhauhahu
como foi pra vc?

Um beijo... e nossa, seu blog tá sendo ótimo mesmo!
Ah! Poste fotos da vida aí no Reino Unido! ;D hahaha como está aí?
:*

Diego Zambiasi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Adorei seu blog, vou me inscrever no programa também. Sempre volto para ver se tem novidades rsrs, curiosa...
Além de ter me ajudado muuuuito :)
Quando der poste sobre as aulas, a faculdade e sobre suas viagens hehe..
Obrigada

Unknown disse...

oi Camila! estou querendo me inscrever para participar do CsF e estou pesquisando já desde agora o que terei que fazer, no meio dessa pesquisa encontrei seu blog e achei muito informativo! Adorei!
Tenho uma dúvida, se puderes me responder é sobre as universidades do UK que tem convênio com a minha IES aqui, tem como saber desde agora ou só durante a inscrição no UCAS é que a gente fica sabendo? E você falou que para o seu curso a maioria das universidades exigiam uma nota de proficiência "x", tem como eu ficar sabendo isso também
Desde já obrigada e sucesso na terra da rainha!

Soukem disse...

ola camila! estou na fase final para o reino unido este ano, e ja recebi um email dizendo que fui aprovado pelo CsF e que meu nome foi encaminhado para as universidades parceiras.
sobre o UCAS ainda nao fui informado , voce recebeu alguma orientacao do CsF sobre isso?

Yago Pereira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thander Arrais de Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oi Camila, não tenho notas de excelência na faculdade (universidade filantrópica - "privada") e inclusive tive reprovações por falta devido a problemas pessoais, todavia as justificativas não aparecem no histórico acadêmico (infelizmente), então voltando ao assunto, eu tenho muita vontade de ir para o exterior e se puder aliar esta viagem à minha formação acadêmica, ficaria maravilhado. Já participei do PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID/CAPES, já apresentei trabalhos e publiquei alguns artigos, estágios de iniciação científica dentre participação em diversos cursos e mini-cursos além de já trabalhar na área diretamente há dois anos, porém sem carteira assinada, mas teria como comprovar se for necessário, enfim, dentre estas atribuições e reprovações em algumas disciplinas, seria muito complicada a minha seleção de alguma boa universidade no exterior, ou simplesmente ser contempldo pelo programa Ciências sem Fronteiras?

About Me

Minha foto
Camila Cereja
Friburguense de 21 anos, cursando 7º período de Engenharia Mecânica, da UERJ (IPRJ) para University of Birmingham.
Ver meu perfil completo

Pageviews

Tecnologia do Blogger.