segunda-feira, 16 de julho de 2012

A primeira vez que ouvimos falar do CsF foi ano passado. Mas o edital aberto na época era o de quotas do CNPq. Esse edital era (e ainda tá sendo, porque sobraram vagas) bem complicadinho. Primeiro porque pra concorrer nesse edital era preciso pelo menos 6 meses de bolsa do CNPq (nossa bolsa de IC era da Faperj) e também porque o aluno e seu orientador tinham que correr atrás e entrar em contato com alguma universidade estrangeira (de preferência uma com convênio com a sua universidade no Brasil) e tentar uma vaga. Infelizmente a UERJ não tem convênios ativos com nenhuma universidade do Reino Unido (mas tem com outros países, para ver a lista clique aqui). Por esses motivos, a primeira dica que eu dou nesse post é essa: fujam do edital de quotas do CNPq e foquem nos editais públicos que são divulgados no site oficial do CsF.

Ficamos de fora desse edital e acabamos nos esquecendo do programa (que na época não era muito divulgado). Até que o pai do Marcelo acabou ouvindo na Hora do Brasil (pois é! rs) que outros editais foram abertos e foi aí que a história começou. A princípio focamos no óbvio: Edital pros EUA. Mas não tinha data para fazer o Toefl (exame de proficiência exigido no edital) dentro do prazo. Ai o Marcelo viu que o exame de proficiência pro edital do Reino Unido era o IELTS e que dava tempo de fazer. Ele teve que me convencer um pouquinho (e ainda bem que conseguiu! Thanks friend!) porque apesar de sempre ter sonhado em viajar para a Inglaterra (Pottermaníaca? Presente!) todo mundo falava que não era o lugar pra mim, que era frio e escuro e eu ia ficar deprimida. Mas depois de um pouquinho de esforço do Marcelo e do apoio incondicional dos meus pais resolvi me inscrever.

A primeira parte da inscrição ocorreu da seguinte maneira:
  • Agendar o teste de proficiência: Esse é uma das partes mais importantes porque geralmente os prazos são apertados e na hora de preencher o formulário online (próximo passo) é preciso colocar a data desse exame. Atenção: é preciso verificar o prazo máximo para o envio do seu resultado e lembrar que o resultado do IELTS, por exemplo, é disponibilizado online 13 dias corridos depois da prova, mas o resultado oficial vem pelos correios apenas 20 dias depois da prova (e ainda é sujeito a atrasos por parte dos correios). Tem que tomar cuidado na hora de agendar o exame! Outra coisa chata é que esses exames geralmente são caros, o IELTS custa R$440 e o pagamento é a vista! 
  • Preencher o formulário de inscrição (online): O formulário online é bem autoexplicativo. Você vai ter que dar informações sobre o teste de proficiência que pretende fazer, preencher seus dados pessoais, endereço e informações sobre a graduação em andamento (seu curso, faculdade, área prioritária...). Além disso, será preciso fazer o upload do seu Histórico Escolar, do comprovante de agendamento da prova e de comprovantes de IC, premiações, etc...
  • Se inscrever na sua universidade: Essa etapa geralmente muda conforme a universidade, por isso é importante contatar o departamento de cooperação/relações internacionais da sua faculdade. Na UERJ o DCI (site aqui) é responsável pelos intercâmbios. Para a inscrição no DCI tivemos que levar a cópia impressa do formulário (do item anterior), um formulário de inscrição da UERJ preenchido (disponível para download aqui), o comprovante de agendamento do teste de proficiência, cópia do passaporte ou comprovante de agendamento do mesmo, histórico escolar e a cópia do currículo Lattes. Além disso, levamos também comprovante de IC e uma carta de recomendação de um professor nosso, apesar da UERJ não pedir esses últimos.
E a partir daí começamos a fazer uma coisa que passou a ser constante na nossa vida: esperar! Para vocês terem noção, essas inscrições foram feitas por volta do dia 30 de janeiro e o resultado final só saiu agora em julho! Imaginem a ansiedade!

Bom, é isso aí por enquanto! Essa semana ainda eu volto pra falar do IELTS!
Beijos!

PS: Todos esses links espalhados pelo post e alguns outros estão na página “LINKS ÚTEIS” ali em cima.

4 comentários:

Unknown disse...

Ooi,tudo bem?

Encontrei sem querer seu blog fuçando em tudo que tem do ciencias sem fronteiras ai eu queria tira uma duvida, voce listo a universidade de Birmingham na sua inscrição ou foi escolha pelo seu perfil?

Obrigada!!

Camila Cereja disse...

Oi Dani! Tudo bem e vc?
Eu vou falar sobre isso detalhadamente no post de hoje! Mas já pra te adiantar no UK a gente pode escolher 3 universidades na ordem de preferência e o UUK tenta sempre alocar a gnt nessas opções!
Birmingham foi minha segunda opção, mas eu estou mt feliz que estou indo pra lá! =)
Beijos e Volte sempre!

Unknown disse...

Como assim ''Se inscrever na sua universidade??'' Tem a ver com termo de adesão e tal??

Walter Merim disse...

Gostei muito do seu blog. Faço Engenharia Civil na UFPR e me inscrevi no CsF para a França no edital de 2013/2. Achei algumas dicas e curiosidades muito legais, continue postando! :D

About Me

Minha foto
Camila Cereja
Friburguense de 21 anos, cursando 7º período de Engenharia Mecânica, da UERJ (IPRJ) para University of Birmingham.
Ver meu perfil completo

Pageviews

Tecnologia do Blogger.